Blog

Ensinamentos, Notícias e Opiniões Católicas

Santo Atanásio

Santo Atanásio

Instituto Santo Atanásio (Curitiba - PR)

Associação de leigos católicos que tem por objetivo promover a Fé e a Cultura Católica na sociedade.

               

(41) 9 9674-7718
Rua Desembargador Westphalen, 1354 - Rebouças

Um bom catequista é um homem de fé

Por Cristian Andrés Alfonso Ferreira (Formación Católica)

A catequese, segundo nos explica o Catecismo da Igreja Católica - é o conjunto de esforços realizados pela Igreja para fazer discípulos, para ajudar os homens a crer que Jesus é o Filho de Deus, a fim de que, pela fé, tenham vida em seu nome, e para educá-los e instrui-los nesta vida. Em sentido mais específico, é possível considerar que a catequese na fé das crianças, dos jovens e dos adultos é a que compreender principalmente um ensinamento da doutrina cristã, dada geralmente de modo orgânico e sistemático com vistas a iniciá-los na plenitude da vida cristã. Sendo assim, quais sãs as características que devem fazer parte de um bom catequista?

Conheces a tua fé católica mais que um aluno da 8ª série?

Desenvolveram a ferramenta ARK, um questionário sobre os conhecimentos e as crenças católicas para comparar a eficiência das catequeses nas escolas dos Estados Unidos.

A National Catholic Register reportou este mês que a decisão de uma escola católica de começar todos os dias com a Missa transformou a vida espiritual dos alunos e da comunidade paroquial em geral, levando a escola ao segundo lugar entre 30 escolas diocesanas que realizaram uma prova de avaliação da catequese.

Uma das maiores lutas da Igreja nos últimos anos tem sido o problema da catequese inadequada, tanto para crianças quanto para adultos.

O problema dos católicos mal catequizados é evidente nas pesquisas recentes. Uma pesquisa da EWTN/Real Celar Opinion Research realizada neste mês de julho, por exemplo, mostrou que 38% dos votantes católicos prováveis não creem na Presença Real da Eucaristia. A mesma pesquisa também revelou que 35% nunca se confessam, um sacramento que a Igreja exige pelo menos uma vez ao ano.

Em geral, a pesquisa revelou que somente 20% dos católicos aceitam todos os ensinamentos da Igreja.

Shia LaBeouf converte-se ao Catolicismo depois de estudar para o filme "Padre Pio"

Por Timothy H.J. Nerozzi | Fox News

O ator Shia LaBeouf disse que se converteu ao Cristianismo enquanto filmava seu próximo filme "Padre Pio". Ele tornou-se membro da Igreja Católica Romana.

Labeouf revelou sua conversão em uma entrevista lançada na quinta-feira no programa Fire Catholic do Bispo Robert Barron.

O primeiro envolvimento do ator com a Igreja foi ao morar num mosteiro de Franciscanos Capuchinhos a fim de entender melhor o falecido místico São Padre Pio, que LaBeouf interpreta no próximo filme.

Na época em que entrou no projeto, LaBeouf disse que estava passando pelo ponto mais sombrio de sua vida após uma série de escândalos públicos. Por causa disso, buscou por espiritualidade e se uniu a uma variedade de grupos religiosos na procura por sentido, em luta contra pensamentos de desesperança e suicídio.

Quem é Rolando Álvarez, bispo católico símbolo da resistência contra a ditadura na Nicarágua

Por Gazeta do Povo

Rolando José Álvarez Lagos, 55 anos, já era um símbolo da resistência da Igreja Católica e da sociedade da Nicarágua contra a ditadura sandinista.

Nesta sexta-feira (19), essa simbologia ganhou ainda mais força: após muitas hostilidades por parte do regime do ditador Daniel Ortega, Álvarez e outras sete pessoas foram presos pelas autoridades nicaraguenses na sede episcopal de Matagalpa, no centro-oeste do país.

A Igreja Católica Apostólica Brasileira e a Retratação do Padre Gabriel Villa Verde

Foi abrangente a repercussão da retratação feita pelo Padre Gabriel Villa Verde. A nota de retratação foi feita porque este pastor da Igreja Católica Apostólica Romana alertou contra os perigos de uma falsa igreja católica chamada Igreja Católica Apostólica Brasileira (ICAB). Mas afinal, o que é está ICAB e por que o alerta do Padre Católico, longe de ser causa de reparação, mereceria aplausos?

A história da perseguição contra a Igreja Católica na Nicarágua

Um bispo sob prisão domiciliar, sacerdotes coagidos pela polícia, as Missioneiras da Caridade expulsas e numerosas restrições ao culto: esta é a situação que vive hoje a Igreja Católica na Nicarágua sob o atual governo do presidente Daniel Ortega. Como chegamos a esta situação dramática? Eis aqui um resumo de como tem sido a relação Igreja-Estado na Nicarágua desde o ano de 1979 até nossos dias.

A Acídia, o mal do nosso tempo

Por Mercedes Palet Fritschi

A tristeza da acídia não tem nada a ver com aquela tristeza ordenada e lícita por um mal externo. O grave é que a acídia é uma tristeza por um bem, pelo bem interior que é dom de Deus em cada um. Pela acídia, o homem não goza do bem, mas sim o rechaça, se entristece e foge.

Em sua recente obra A noite se aproxima e o dia já declinou, Cardeal Sarah adverte que o Ocidente contemporâneo está vivendo as consequências da acídia, um estado da alma fruto de uma “aversão generalizada a tudo o que constitui a vida espiritual”. Uma das consequência mais evidentes e notórias deste estado de alma é a falta de alegria. Não se trata daquela tristeza melancólica e autonegativa de quem sofre uma depressão, mas sim de uma “rejeição” consciente da alegria nas coisas de Deus. É o tédio e o desprezo pelos bens espirituais. “É a indiferença a esse dom que é Deus mesmo e um rechaço da radicalidade do chamado de Deus”. É um rechaço que produz uma tristeza profunda, desesperada.

Aspectos Psicológicos dos Participantes nas Jornadas Mundiais da Juventude

Entrevista com Mercedes Palet, psicóloga especialista em jovens e família.

BARCELONA, quarta-feira, 17 de agosto de 2011 (ZENIT.org) – Psicóloga e psicoterapeuta na Suíça, onde nasceu e reside, e professora universitária na Espanha, onde ministra cursos, Mercedes Palet de Fritschi é uma firme defensora das contribuições tomistas oferecidas à Psicologia.

Em sua última viagem por ocasião dos cursos de verão na Universidade Abat Oliba CEU (http://www.uao.es), pudemos conversar com esta renomada psicóloga sobre os jovens que participam da Jornada Mundial da Juventude.

ZENIT: A família desses jovens continua sendo o que era?

Renato Freitas (PT) Cassado!

Justiça foi feita, Renato Freitas é cassado!

A Câmara Municipal de Curitiba confirmou na quarta-feira (22) a cassação, em segundo turno, do mandato do vereador Renato Freitas (PT) por 25 votos a 7.

O vereador teve o mandato cassado por ter perpetrado um ato de sacrilégio e desrespeito para com a Fé católica quando invadiu, juntamente com uma horda de militantes, a igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, ao término de uma Santa Missa.

O ato aconteceu durante uma manifestação pela morte de um imigrante congolês no RJ e culminou na invasão que envolveu a agitação, dentro do templo, de bandeiras comunistas (ideologia responsável pela morte de milhões de cristãos no mundo todo - ato que, na prática, equivale à agitação de bandeiras nazistas em uma sinagoga), além de agressões verbais contra a Igreja diante do altar e injustificáveis gritos de ordem.

Tal episódio expressou um desrespeito total do vereador petista para com os fiéis e para com Jesus Eucarístico que ali estava presente. A profanação consternou os católicos que, durante toda a semana, fizeram atos de reparação pelo sacrilégio em frente à igreja. A barbárie comoveu a opinião pública, inclusive pessoas não católicas que se solidarizaram com os fiéis.

Apesar das manobras jurídicas para se safar, de ter contado com a posterior e infeliz nota de condescendência da Arquidiocese de Curitiba (que pediu que o seu processo de cassação fosse arquivado) e de um email fraudulento com xingamentos racistas ter sido falsamente atribuído ao relator do processo (vereador Sidnei Toaldo) para incriminá-lo, o invasor e profanador petista teve o seu mandato finalmente cassado pela Câmara. 

Rezemos para que, após esse episódio, ele se arrependa de seus crimes e se converta.

E para que a suplente que deve assumir o seu lugar na Câmara, a militante estudantil Ana Júlia (PT), não faça um mandato ainda pior que o de Renato.

Fiquemos de olho.

Sobre o amor romântico e alguns de seus desvarios modernos

Por Miguel Sanmartón Fenollera (Info Católica)

A regra moral essencial para amar corretamente é amar de acordo com a realidade. Isto significa adorar a Deus, amar às pessoas e usar as coisas - Peter Kreeft

Amor e desejo são duas coisas diferentes; nem tudo o que se ama se deseja, nem todo o que se deseja se ama - Miguel de Cervantes

Ao coração comumente se chega não por meio da razão, mas da imaginação - Cardeal John Henry Newman

O assunto do amor é imenso. Os múltiplos sentidos do termo, ricos e diversos, e seu conteúdo carregado de conotações religiosas - especialmente cristãs, onde é um elemento central -, não permitem um tratamento simples. Trata-se simplesmente do Tema por antonomásia. Por isso me limitarei a falar do amor romântico que pode surgir entre um homem e uma mulher. E dentro desse tema ficarei mais circunscrito a uma série de problemas que, creio, dizem hoje respeito aos jovens e que mostra como a natureza ou essência desse tipo de amor é amplamente mal interpretada. Por isso, deixarei forçosamente de lado aspectos tão fundamentais como a reciprocidade (que quem ama seja ao mesmo tempo amado, que cada um tome e se dê ao outro) e a comunhão, passiva e ativa (que impulsiona os amantes a se fundirem e se tornarem um só, sem deixar de ser dois).

Página 1 de 2

Formas de Pagamento

Santo Atanásio de Alexandria

santo atanasio icone mini

ROGAI POR NÓS

Redes Sociais

icon facebook icon youtubeicon instagramicon telegram

Instituto Santo Atanásio