Sobre o Instituto Santo Atanásio

Associação Cultural de Leigos Católicos que tem como objetivo a defesa e a difusão da Fé Católica na Sociedade Brasileira

A sociedade atual vive um momento sombrio de sua história, talvez o pior em todo o período do Cristianismo. Os homens por vários momentos se afastaram da vida religiosa e de Deus, mas neste último século principalmente na última década, as suas afeições e meios para a felicidade, baseadas em falsas alegrias que o mundo proporciona, estão cada vez mais ligados às coisas materiais e mundanas, e o Reino Social de Nosso Senhor Jesus Cristo fôra deixado de lado e tirado da vida pública. Os conflitos aliados a criação de falsas crenças baseadas em meias verdades levou a sociedade a se perder da verdadeira religião e da verdadeira doutrina de Cristo. Os meios que poderiam levar a sociedade a compreender seu passado, no seu auge intelectual, espiritual e moral foi suprimido pelas universidades e pelos meios de comunicação que tentam criar outras formas de convívio social, moral e espiritual, através de uma engenharia social que está a passos largos levando a sociedade ao seu próprio extermínio, além de afastá-la da verdade e consequentemente condenando as almas à morte eterna.

Dom Justino rezando a Missa Tridentina na I Liga Cristo Rei Sul

No meio destes conflitos e confusões, afim de facilitar a busca da sabedoria, enfatizar a necessária luta contra o mundo moderno e de buscar a verdadeira fonte do saber e do conhecer que está em Deus, consolida-se um lugar de estudos, de oração e piedade que visa a aproximação com Deus e a verdade, onde os católicos possam realizar suas atividades legitimados ao seu fim último que é a salvação de suas almas.

O Instituto Santo Atanásio visa estimular e resgatar a força da fé e da vida intelectual autêntica com uma formação voltada para os leigos e fiéis católicos com cursos e palestras, além de atividades que visam difundir conhecimento e infundir novamente a cultura cristã e católica no Brasil que sempre teve como seu pilar de sustentação, mas que hoje encontra-se degradado. O seu programa de formação continuada em várias áreas do conhecimento conta com professores, padres e especialistas nos fenômenos culturais contemporâneos à luz do Evangelho e da Tradição da Santa Madre Igreja. Além disso, fomentará meios para a defesa da fé católica e combate às heresias em todos os setores da sociedade que tem tanto agravado a situação moral e espiritual, com anseio que Cristo Reine através de sua graça e seus méritos em todos os âmbitos, seja ele particular ou de esfera pública.

Nossa História

Fundação

Escrever a história do ISA

Por que Santo Atanásio?

O Instituto leva o nome de Santo Atanásio, porque este Bispo e Doutor da Igreja sempre foi tão firme e inquebrantável em seus numerosos escritos e atos de fé, tão completamente fiel aos ensinamentos da Igreja e dono da frase – “Se o mundo é contra a verdade, então Atanásio é contra o mundo” -, que fez nosso olhar se voltar para este santo num momento histórico de confusões, de falácias e de proliferação de pensamentos e ensinamentos sem base na verdade, que tem trazido um sério agravamento a vida espiritual da sociedade. Com o lema e ensinamento deste querido Santo, o instituto foi criado para fortalecer e servir ao Reino Social de Nosso Senhor Jesus, para agir em favor da Santa Madre Igreja Católica, e, solicitando a proteção da Santíssima Virgem Maria, para levar muitas pessoas a alcançar o fim ultimo de todo ser humano, que é a salvação da alma.