ISA CURSOS
cursos.institutosantoatanasio.org
Arrow
Arrow
Slider

Por que o liberalismo falhou?

cartaz_porque_o_liberalismo_falhou
Categoria :
Cursos
Data:
2 de Abril de 2019 19:00
Local
Rua Marechal Deodoro, 450, Sala 505 - Centro - Curitiba - PR
Email :
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A ação política é sempre refém de uma filosofia. [...] Para sairmos do atoleiro, é preciso recuperar a antiga linguagem do bem comum. Não conseguiremos vencer os nossos profundos desafios sem grandes sacrifícios. Mas eles só se realizarão se feitos em nome de um projeto político que beneficie a todos.

Em que consiste esse bem comum? Seu fundamento é a dignidade humana, que não nos exige menos que a possibilidade para todos de uma vida digna de ser vivida ou, em outras palavras, na promoção de uma vida plenamente humana. Mas em que consiste essa vida digna? Nossa política liberal, buscando proteger a liberdade individual da imposição de alguma visão metafísica, limitou-se a se preocupar apenas com o que é mensurável. Uma boa sociedade seria aquela que garantisse alguma afluência material a todos. Para isso, em nome da eficiência, o governo deveria resolver seus desafios como um matemático soluciona uma equação: levantam-se os dados, estabelecem-se metas traduzidas em números, parte-se para a ação. A política transforma-se em economia, os políticos se tornam administradores e os cidadãos, consumidores.

[...] A insuficiência da tecnocracia deveria ter sido óbvia desde o princípio: o ser humano é mais que um corpo que sente fome e sede. Ele também tem fome e sede de justiça, de beleza e de verdade. Deseja ser o autor de sua própria história e quer que sua vida tenha algum sentido maior que a mera satisfação momentânea. O homem, dizia Aristóteles, é um animal político, ou seja, um ser que vive em comunidade, junto dos outros homens. Não é um ciclope, isolado em uma caverna a ordenhar o seu rebanho, nem um deus na plenitude de sua autossuficiência.

- Trecho do artigo "Uma política da esperança"

Sobre o professor

Bernardo Brandão é professor de Língua e Literatura Grega da Universidade Federal do Paraná, possui graduação em Letras: bacharelado em Grego Antigo e em Português pela Faculdade de Letras da UFMG. É mestre em Filosofia pela FAFICH-UFMG e doutor em Filosofia pela FAFICH-UFMG. Atua principalmente nos seguintes temas: língua e literatura grega antiga, filosofia antiga, neoplatonismo.

Aulas

Terças-feiras às 19:00, sendo precedida pela oração do terço às 18:30.

O curso é aberto e gratuito. Sinta-se convidado e à vontade para convidar os amigos e conhecidos!

 
 

Todas as Datas:

  • 2 de Abril de 2019 19:00
  • 26 de Março de 2019 19:00
  • 19 de Março de 2019 19:00

Fornecido por iCagenda

Formas de Pagamento

Santo Atanásio de Alexandria

santo atanasio icone mini

ROGAI POR NÓS

Redes Sociais

icon facebook icon youtubeicon instagramicon telegram

Instituto Santo Atanásio